Pescadores de São Lourenço do Sul receberão seguro especial
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, garantiu a liberação de um seguro-defeso especial destinado aos pescadores da Colônia Z-8, em São Lourenço do Sul. A medida emergencial foi anunciada quarta-feira (16) ao deputado federal Fernando Marroni, em Brasília (foto).
Lupi afirmou que o pagamento do seguro aos pescadores artesanais atingidos pela enxurrada da semana passada será efetuado assim que o Governo Federal receber o documento em que a prefeitura de São Lourenço decreta situação de emergência.
Encarregado pela ministra da Pesca, Ideli Salvati, de apresentar o pedido de seguro especial em Brasília, Marroni acredita que a primeira parcela do benefício deverá ser paga já nos próximos dias. “O ministro Lupi irá se reunir com os ministros da Integração Nacional e da Pesca para elaborar o seguro. Serão pelo menos três parcelas de um salário mínimo cada. A exemplo do que já ocorreu anteriormente, quando a safra na Lagoa dos Patos havia sido frustrada, teremos novamente o apoio da União”, comentou o parlamentar.
Além do seguro especial, os trabalhadores pretendem obter a garantia de que poderão continuar pescando enquanto recebem o auxílio para que possam recuperar o quanto antes o prejuízo causado pela enchente. Em encontro na Colônia Z-8 realizado na semana passada, a secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e a ministra da Pesca, Ideli Salvati, sinalizaram a criação de linhas de crédito facilitadas para que os pescadores possam readquirir equipamentos e embarcações destruídos pela força das águas e darem continuidade às suas atividades.
0 comentários:
Postar um comentário