Especialistas debatem uso dos recursos hídricos
Professores, pesquisadores e representantes do poder público debateram semana passada na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, o uso atual dos recursos hídricos e novas formas de desenvolver a sustentabilidade. O deputado federal
Fernando Marroni foi um dos palestrantes convidados do XIII Seminário Nacional de Gestão e Uso da Água.
Membro das comissões de Minas e Energia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o parlamentar falou na quinta-feira (dia 11/11) sobre os desafios do país na geração de energia. Segundo Marroni, é preciso que o Brasil utilize seu potencial hidroenergético, porém sem descuidar das pesquisas e avanços em outras áreas.
"Devemos fazer nosso dever de casa para gerarmos energia com eficiência e sem desperdícios. Fontes para isso não faltam e necessitam ser aproveitadas de forma responsável", ponderou o deputado, lembrando as pesquisas brasileiras com biodiesel, etanol, energia eólica e energia nuclear.
Para os professores da Universidade Federal de Itajubá (MG), Afonso Moreira Santos e Geraldo Tiago Filho, empresas e usinas ainda enxergam os fartos recursos hídricos como propriedades do setor elétrico. "A água não pertence às usinas, mas sim à natureza e todos os interesses que os cidadãos possam ter no seu uso. Por isso a necessidade do uso racional dos recursos e da energia", afirmou Santos. De acordo com Filho, o Brasil é um dos países mais preocupados com a geração de eletricidade por meios limpos, o que classificou como uma iniciativa "louvável".
0 comentários:
Postar um comentário