Deputado Fernando Marroni em Jaguarão
Fórum debate em Jaguarão alternativas para o turismo cultural
Evento reuniu palestrantes para discutir ações de desenvolvimento para o turismo na região
A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão (Secult) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveram na última quarta e quinta-feira (dias 31 e 1º) a segunda edição do Forum do Turismo Cultural. O evento que ocorreu na Biblioteca Pública Municipal contou com a participação do deputado Fernando Marroni.
O parlamentar foi convidado para falar sobre a sua Proposta de Emenda à Constituição que pretende incluir o Pampa entre os biomas reconhecidos pela Constituição Federal.
Segundo Marroni, a inclusão do Bioma Pampa como um patrimônio natural reconhecido terá grande impacto para o turismo. “É preciso colocar o Pampa entre os principais destinos turísticos do país, assim como já são a Amazônia ou o Pantanal. Temos uma grande riqueza histórica e cultural”, afirmou.
Para o diretor de patrimônio histórico da Secult, os dois dias de debates em Jaguarão confirmaram uma vocação do município. “O Forum apontou para elementos culturais como possibilidade de desenvolvimento social, e isso é fundamental para a nossa região”, disse Alan Dutra de Melo.
Durante o evento houve também a criação da Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul. Sete municípios enviaram representantes e assinaram o documento de adesão – Bagé, Caçapava do Sul, Jaguarão, Novo Hamburgo, Pelotas, Piratini e Santa Tereza.
A associação pretende integrar cidades com bens reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que fazem parte do PAC das Cidades Históricas.
0 comentários:
Postar um comentário