Uma corrente para abrir o diálogo no PT
Após um processo iniciado ainda em 2007, fundamos a corrente DIÁLOGO POPULAR E SOCIALISTA, uma corrente de defesa e militância do Partido dos Trabalhadores. Construída na idéia do diálogo e da construção democrática das opiniões e do próprio PT, a Diálogo Popular e Socialista se empenha na luta pelo caráter militante e de esquerda do PT bem como na luta para que o PT vença as eleições, nacional e estadual, de 2010.
Acreditamos que o socialismo não pode ser a reprodução das antigas experiências, mas sim precisa incorporar valores aprendidos com a prática política. O socialismo contemporâneo pelo qual lutamos, além de igualitário e libertário, também precisa ser republicano, radicalmente democrático e respeitar as legítimas diferenças de gênero e de cultura.
Neste processo envolvemos companheiros de mais de 60 municípios, dentre eles militantes de movimentos sociais, sindical e de juventude. As plenárias estaduais e regionais tiveram como cenário a consolidação da tendência, propiciando um debate sobre nossa estrutura e política para fazer o PT crescer, as eleições de 2010, a atual conjuntura e os encaminhamentos para a realização do Encontro Estadual do partido em julho, como também o PED em novembro.
Na nossa atuação, privilegiamos a solidariedade militante, o espaço coletivo de discussão franca e aberta, a valorização e apoio e as lideranças e militantes onde se dá a luta, nos pequenos e nos grandes municípios. O esforço por um partido capaz de liderar um processo de reerguimento do Rio Grande. Sem abdicar, em momento algum, da formulação ideológica. Buscando referencias socialistas, democráticos e republicanos, queremos superar o bloqueamento do debate no PT. A intolerância com a critica e o sectarismo abafou a construção permanente do projeto de desenvolvimento e da forma de enfrentamento do conservadorismo no estado. Isto enfraqueceu a força social e ideológica do PT, resultando em derrotas eleitorais. O novo movimento do Brasil e do Rio Grande do Sul exige uma esquerda renovada e capaz da necessária autocrítica formuladora da síntese programática, tão essencial quanto urgente para a sobrevivência do Partido dos Trabalhadores. Enfim, consolidar o PT como a plataforma para um novo Rio Grande.
Vamos à vitória !
1 comentários:
Olá companheiros, gostaríamos de contribuir com esse espaço de diálogo dizendo que nós em Gravataí estamos nos organizando para que o PT seja realmente resgatado da burocratização imperante assim como o "toque de silêncio" que impera. Militamos nas lutas sociais principalmente na causa da criança e do adolescente com o companheiro Eduardo Miranda, Conselheiro Tutelar e queremos colaborar com o que nos for possível. Boa luta
à todos!
Postar um comentário